Pesquisar este blog

segunda-feira, 13 de maio de 2013

OS PELES VERMELHAS #01 AO 09









CLIQUE NAS IMAGENS


Hans Kresse nasceu em Amesterdão, no ano de 1921, e faleceu ao fim de 71 anos. Não foi um artista muito profícuo, mas deixou algumas boas obras como este “Peles Vermelhas”. Bastante influenciado por Harold Foster, começou a sua actividade na Banda Desenhada com 17 anos num jornal holandês, desenhando “Tarzan”. A partir daqui andou saltando entre a Holanda e a Bélgica, altura em que criou Matho Tonga. Este herói ia ser o seu pontapé de saída para um “Western” muito mais completo: Os Peles Vermelhas!
Esta série foi editada originalmente pela Casterman entre 1974 e 1982, senda a sua versão em português editada pela Difusão Verbo (1977 – 1983). Em 1977 ganhou no maior festival de BD no mundo, Angoulême, o prémio de “Melhor Álbum Estrangeiro” com o seu primeiro número desta série: Les Maîtres du Tonnerre. Kresse localizou-se geograficamente na zona que é agora a fronteira entre os EUA e o México, e temporalmente em meados do século XVI. Foi nesta altura que os espanhóis de Coronado (1540 – 1541) e Chamuscado (1580 – 1582) fizeram as suas incursões a norte do México para procurar mais ouro, e em busca de mais escravos. Assim tomaram contacto com os Apaches das tribos Faraondes, Chipiwis e Tóguas.

2 comentários:

  1. Grande memória. Ainda haverá livros desta colecção à venda?

    ResponderExcluir
  2. Acho muito difícil, amigo Anônimo. De qualquer forma, peguei esses links do site TRALHAS VÁRIAS: http://tralhasvarias.blogspot.com.br/
    Pode ser que você encontre ainda alguma coisa lá. Vale a pena daar uma busca. Grande abraço. Obrigado por participar.

    ResponderExcluir

Você vai gostar também de